Ferramentas projetuais do Ecodesign

"• Desenvolvimento Sustentável: As Cinco Dimensões do Ecodesenvolvimento: sustentabilidade social, sustentabilidade econômica, sustentabilidade ecológica, sustentabilidade espacial e sustentabilidade cultural.
Consumo e Obsolescência: o ecodesign auxilia a projetar ou redesenhar produtos para que prolongue ao máximo seu ciclo de vida e não afetem tanto o meio ambiente no momento de sua decadência.
Os Reaproveitamentos - Reutilização, Remanufatura, Reciclagem de Materiais: esta questão também alivia a situação da quantidade de lixo gerado no mundo, que se agrava a cada dia. As empresas podem buscar ajuda neste sentido através de profissionais focados na área de materiais, como técnicos ou engenheiros ambientais.
Análise do Ciclo de Vida do Produto: o ecodesign enfatiza que essa análise seja feita na fase inicial do projeto, pois define a maioria dos atributos dos produtos como extração de matérias primas, produção, transporte, embalagem, utilização, destino final. Avaliando-se cada etapa desse ciclo pode-se prever o impacto ambiental exatamente nos pontos mais críticos.
Redução, Reuso e Desmontagem: A redução de utilização de recursos naturais é o meio mais adequado e que possui menor impacto ambiental de se projetar novos produtos.
Economia de Serviços: Um produto pode ter características que beneficiem o meio ambiente, como utilização de material reciclado ou ciclo de vida alto, mas se muita energia elétrica é utilizada para seu funcionamento ele se torna prejudicial.
Legislações, Selos e Normas Ambientais, ISO 14000: normas e registros legais se tornaram fundamentais para pôr em prática, processos que propiciem a manutenção ecológica, e que destaquem as empresas que possuem essa preocupação.
Marketing Verde: 'Consumidores são importantes formadores de opinião porque o comportamento de compra do formador de opinião, e sua cooperação, é vital para muitas das necessidades ambientais da indústria, tais como a redução do lixo sólido.'
Biônica: possui uma metodologia bem própria sua, que salienta a visão da natureza como parte integrante do processo projetual."
Fonte: TCC apresentado em 2002 sobre a Identidade Visual do Instituto Brasileiro de Ecodesign

Nenhum comentário: