Scketchbook sobre Schwanke

O sketchbook é a reunião de informações sobre um determinado assunto, com o máximo de elementos como desenhos, esboços, desenvolvimento de idéias, anotações, recortes e colagens.
O meu tema, desenvolvido na disciplina Desenvolvimento de Produtos de Moda na pós com a prof. Ilma Godoy, foi o artista plástico Luiz Henrique Schwanke, natural de Joinville (SC) e considerado pela crítica como um dos grandes expoentes da arte contemporânea brasileira no século 20. Durante sua carreira, produziu mais de três mil obras, hoje presentes nos acervos dos principais museus do país. Desde sua morte, a maior parte desse acervo está sob responsabilidade de seus familiares, tendo merecido poucos estudos por parte de pesquisadores e curadores brasileiros.
Em 2002, após intenso movimento por parte de artistas, críticos e intelectuais catarinenses, e contando com o necessário apoio dos familiares do artista, a Prefeitura Municipal de Joinville criou oficialmente o Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (MAC Schwanke); www.schwanke.org.br
Sua obra passou por fases como: Releitura de Clássicos, Sonetos, Box Art, Linguarudos, Mancúspias, Dorsos, Frutos Plásticos, Objetos Plásticos, Perfis Plásticos e Luz.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Henrique_Schwanke e http://www.schwanke.org.br

Nenhum comentário: